Patrimônio Histórico

Niterói é um dos maiores centros históricos-culturais do Brasil, pois tem sua cultura marcada desde a vila de pescadores (Jurujuba), as fortalezas, os museus até os monumentos futuristas, como o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o símbolo do município, construído pelo arquiteto modernista Oscar Niemeyer (o arquiteto que projetou as principais construções e marcos de Brasília) e o Teatro Popular.

A arquitetura de Niterói é caracterizada por um contraste entre o passado e o presente. Edificios históricos, como a Biblioteca Pública Estadual, o Fórum, os Correios, o Teatro Municipal, a Estação Cantareira, o Palácio do Ingá, o Solar do Jambeiro e a Câmara Municipal, ficam lado a lado com obras de vinculo futurista, como por exemplo o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Teatro Popular e o resto do Caminho Niemeyer e a Praça JK.

Seguem alguns exemplos de Patrimônio Cultural abaixo:

Paço Municipal de Niterói
O Paço Municipal de Niterói é uma construção que, atualmente, serve de sede para a secretaria municipal de educação de Niterói e Fundação Municipal de Educação de Niterói.
Endereço: Rua Visconde do Uruguai, no Centro.

Casarão
Tombado pelo IPHAN em 11 de abril de 1962. Construção do séc. XVII.
Endereço: Av. Quintino Bocaiúva, 679, Charitas.
Informações: 2710-4435 / 3746 / 2611-3421

Liceu Nilo Peçanha
Construção datada de 1847.
Endereço: Av. Ernani do Amaral Peixoto, 707, Centro.
Informações: 2622-4641

Câmara municipal
O atual prédio foi inaugurado em 1ª de agosto de 1917, sendo sede da Assembléia Legislativa até 1975, quando Niterói, com a fusão do Estado do Rio de Janeiro e do Estado da Guanabara, deixou de ser a capital do antigo Estado do Rio de Janeiro.
Endereço: Av. Ernani do Amaral Peixoto, s/nª, Centro.
Informações: 2622-4600 / 0800 236888

Palácio da Justiça ( Fórum)
O prédio foi inaugurado em 1919.
Endereço: Praça da República, s/nª, Centro.
Informações: 2620-8711 / 8712 / 5120 / 3683

Biblioteca Municipal
Inaugurada em 15 de março de 1935, possui um rico acervo de Niterói e do Estado do Rio de Janeiro.
Endereço: Praça da República, s/nª, Centro.
Informações: 2719-5142
Fax: 2621-1794

Jardim São João
Conjunto histórico formado por duas praças, casario histórico e prédios culturais, formado pela Catedral de São João, padroeiro da cidade, pelo Paço Municipal de Niterói, que abriga a Fundação de Educação de Niterói, pelo espaço cultural Casa de Norival de Freitas, pelo Conservatório de Música de Niterói e por intenso comércio popular.

Palácio Araribóia
Antigo palácio sede da Prefeitura Municipal de Niterói, seu nome é uma homenagem ao fundador da cidade, o cacique Arariboia, herói da guerra da Confederação dos Tamoios e da expulsão dos franceses da colônia de França Antártica. Tombado pela Prefeitura Municipal em 27 de dezembro de 1995. Com arquitetura eclética e inspiração neoclássica.
Endereço: Rua da Conceição 100, Centro.
Informações: 2621-2400

Praça da República
conjunto formado por praça e pelos edifícios públicos de arquitetura eclética tombado pelo patrimônio histórico, construído para abrigar o centro cívico do antigo estado do Rio de Janeiro, hoje todos abrigam espaços culturais – composto atualmente pela Câmara Municipal de Niterói e seu arquivo histórico, Biblioteca Estadual de Niterói, o antigo Tribunal de Justiça (atual Centro de Memória Judiciária de Niterói) e Liceu Nilo Peçanha e o monumento Triunfo a República.
Endereço: Centro da cidade

Teatro Municipal João Caetano
Completamente restaurada, suas primeiras referências datam de 1827. Conta com a Sala Carlos Couto, destinada às exposições temporárias e o Salão Nobre, que exibe espetáculos gratuitos.
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro – Tel.: 2620-1624.

Teatro Municipal de Niterói
Tombado pelo INEPAC em 1990. Marco do teatro brasileiro. Além do melhor da dramaturgia brasileira, o teatro apresenta em seu palco inúmeras manifestações da arte. Concertos musicais clássicos, música popular brasileira e companhias de ballet, fazem parte de sua seleta programação.
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro.
Visitação: visitação programada. De terça a sexta-feira, das 13 às 18 horas.

Prédio da Agencia de Correios e Telégrafos
antigo edifício em frente a Praça Arariboia em arquitetura eclética que abrigou a agência central dos Correios na cidade. Tombado pelo INEPAC em 1990 e pela Prefeitura de Niterói em 1993. Com arquitetura em estilo Art Noveau, o prédio foi inaugurado em 14 de novembro de 1914. No momento passa por restauração para abrigar um centro cultural.
Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 481, Centro.

Solar do Jambeiro
Tombado pelo IPHAN em 25 de abril de 1974. Construção de 1872. Revestido por um dos mais importantes conjuntos de azulejos do séc. XIX existentes no Brasil. O casario encontra-se totalmente restaurado, assim como sua estufa e seus jardins. O sociólogo Gilberto Freire, autor de Casa Grande e Senzala, assim se referiu ao prédio: “Este Solar é um desafio a todos os brasileiros de hoje, pois não pertence ao Estado do Rio de Janeiro, e sim ao Brasil, sensível às belezas de seu passado, sob forma das casas-grandes maternalmente brasileiras”.
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos.
Visitação: de terça a domingo, das 13 às 18 horas.
Informações: 2620-0906 / 1097

Reitoria da UFF
Tombado pela Prefeitura em 1994. Antiga sede do Hotel Balneário Cassino Icarahy, hoje abriga, além da Reitoria da UFF, o complexo Centro de Artes UFF, com cinema, teatro e Galeria de Arte.
Endereço: Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí.
Informações: 2704-2016/2018/2019

Irmandade de São Vicente de Paulo
Tombado pela Prefeitura em 1994.
Endereço: Rua Miguel de Frias, 123, Icaraí

Cantareira
Um outro grande símbolo da cidade – conjunto formado por um centro cultural, praça e ruas adjacentes no bairro de São Domingos com bares, restaurante e casario histórico que abriga atelieres de artes plásticas. O centro cultural Estação Cantareira é instalado na prédio em ruínas restaurada do antigo estaleiro da companhia Cantareira e estação das barcas de São Domingos, restaurado para funcionar como espaço cultural (atualmente fechado). A Praça Leoni Ramos, mais conhecida como Praça da Cantareira, onde há grande movimento em bares e restaurantes à noite. Shows, gastronomia, shopping e produção cultural se encontram neste conjunto histórico-cultural. A região é conhecida como a “Lapa de Niterói”, por reunir estudantes universitários, professores, intelectuais, profissionais liberais e artistas.

Caminho Niemeyer
Conjunto arquitetônico de equipamentos culturais ao longo da orla da cidade com belíssimas obras de Oscar Niemeyer, além do Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Composto também pelo Teatro Popular de Niterói, o Memorial Roberto Silveira, a sede da Fundação Oscar Niemeyer e o Museu Petrobras de Cinema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *