Museus

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE NITERÓI (MAC)
O projeto do Museu de Arte Contemporânea de Niterói é de autoria de Oscar Niemeyer. Construído em cinco anos, sua inauguração ocorreu em 02 de setembro de 1996. Situado no Mirante da Boa Viagem, a obra vem sendo divulgada em revistas de arquitetura do Brasil e do mundo. O museu abriga a Coleção João Sattamini, com mais de 1200 peças, entre pinturas, desenhos, esculturas, objetos e instalações. Em 2000, a revista americana Traveller, da editora Conde Nast, elegeu o MAC-Niterói como uma das sete maravilhas do mundo contemporâneo. Em oito anos de existência, o museu já foi visitado por mais de 2,5 milhões de pessoas, atraídas pela arquitetura de Niemeyer e as exposições de Jorge Guinle Filho, Joaquim Tenreiro, Flavio-Shiró, Abraham Palatnik, Antônio Dias, Katie Van Scherpenberg, Aluísio Carvão, Ione Saldanha, Rubens Gerchman, Carlos Miele, Raimundo Colares, Iole de Freitas, Daniel Senise e Miró.
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem, Niterói
Visitação: de terça a domingo, das 10h às 19h (a bilheteria fecha 15 minutos antes)
Telefone: 2620-2400

SOLAR DO JAMBEIRO
Construído em 1872 por Bento Joaquim Alves Pereira, rico português residente no Rio de Janeiro, o Solar do Jambeiro é um notável exemplar da arquitetura residencial urbana burguesa do final do século XIX. Em meio à bela chácara arborizada, ergue-se o amplo sobrado, revestido de autênticos azulejos típicos das construções portuguesas, constituindo um dos mais importantes conjuntos de azulejaria do século XIX existentes no Brasil. Em 25 de abril de 1974, o Solar foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Em 12 de agosto de 1997, o Solar do Jambeiro foi desapropriado pela Prefeitura de Niterói para resguardar sua integridade física e restaurar seus aspectos históricos e arquitetônicos, motivadores do tombamento federal. Desde a sua reinauguração, em 22 de novembro de 2001, o Solar do Jambeiro tem abrigado exposições, seminários e cursos sobre preservação e restauração de bens culturais. Os belíssimos jardins também estão abertos à visitação.
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Ingá, Niterói
Visitação: de terça a domingo, das 13 às 18 horas
Telefones: 2109-2222 e 2109-2223

CCPCM
Inaugurado em 13 de março de 1975 em homenagem ao diplomata e apaixonado pela arte brasileira, especialmente pela literatura e teatro, Paschoal Carlos Magno. O prédio do centro cultural de autoria do arquiteto Luiz Henrique Bessil Monassa. Localiza-se dentro do Campo de São Bento, em Icaraí. Composto de duas galerias: a Quirino Campofiorito, no andar térreo, e a Hilda Campofiorito no andar superior, um dos mais nobres locais de exposição da cidade. O CCPCM não se limita pintura. Sua varanda, quinzenalmente, palco, aos domingos, do consagrado projeto Música no Campo.Endereço: Rua Lopes Trovão, s/n – Icaraí, Niterói (Campo de São Bento)
Visitação: segunda-feira, das 13 às 17 horas; de terça a sexta-feira, das 10 às 17 horas; sábados, domingos e feriados, das 10 às 15 horas.
Telefone: 2610-5748

SALA CARLOS COUTO
A Sala Carlos Couto foi inaugurada em 06 de agosto de 1993 e desde então consolidou-se como o espaço multimídia mais concorrido da cidade. É ali que acontecem agitadas noites de autógrafos, workshops com músicos internacionais e as mais inusitadas exposições da cidade. Anexa ao Teatro Municipal, a sala abriga a bilheteria informatizada do teatro. Seu nome é em homenagem ao jornalista português Carlos K. Couto, falecido em 24 de maio de 1993.
Endereço: Rua XV de Novembro, 35 – Centro, Niterói
Visitação: de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas, e domingo, das 15 às 18 horas.
Telefones: 2620-1624

SALÃO NOBRE DO TEATRO MUNICIPAL
Localizado no 3º andar do Teatro Municipal, o Salão Nobre oferece uma programação complementar à do Teatro, para platéias pequenas, de no máximo 120 pessoas. Palestras, recitais e concertos de câmara ocupam a sala, totalmente restaurada entre 1992 e 1995. Três telas de autoria de Driendl compõem o forro do salão, que tem as paredes dotadas de grandes espelhos e decoradas com técnica de pochoir. As atividades do Salão Nobre são gratuitas.
Endereço: Rua XV de Novembro, 35 – Centro, Niterói
Telefones: 2620-1624

SALA JOSÉ CÂNDIDO DE CARVALHO
Inaugurada em 23 de maio de 1988, a Sala José Cândido de Carvalho é um espaço destinado ao lançamento de novos artistas plásticos. Localizada no térreo da sede da Secretaria Municipal de Cultura/Fundação de Arte de Niterói, homenageia um de seus ex-presidentes, o imortal criador do romance “ O Coronel e o Lobisomem“, José Cândido de Carvalho. Setenta por cento dos trabalhos expostos têm como suporte o papel (fotografia, gravura, aquarela etc). A sala apresenta, normalmente, uma exposição por mês.
Endereço: Rua Presidente Pedreira, 92 – Ingá, Niterói
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas
Telefone: 2621-5050 (r. 209)

Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro (MHAERJ) ou MUSEU DO INGÁ
Abrigado no antigo Palácio Nilo Peçanha (também chamado Palácio do Ingá), outrora sede do governo do Estado do Rio de Janeiro antes da fusão com o Estado da Guanabara. Tombado pelo INEPAC em 1983. Construção de 1860 em estilo neoclássico, com um acervo de aproximadamente 4.800 peças, entre mobiliário, porcelanas, documentos, esculturas e uma pinacoteca com 120 obras de vários pintores. Abriga acervo histórico, artístico e de arte popular, além de centro de memória e referência da política fluminense, e ateliê e cursos de artes plásticas. Possui também oficinas de gravura e de escultura, salas para exposições temporárias e cursos livres.
Endereço: Rua Presidente Pedreira, 78
Horário: de terça a sexta-feira, das 11 às 17 horas; sábados, domingos e feriados, das 14 às 17 horas.
Informações: 2621-0391/ 2719-4149

MUSEU DA IMPRENSA
Exposição permanente – História da Imprensa no Brasil.
Endereço: Rua Marquês de Olinda, 29
Horário: de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas.
Informações: 2620-1122 – r. 211

MUSEU ANTÔNIO PARREIRAS
Tombado pelo IPHAN em 1967. Sua construção data do fim do século passado. Transformado em museu em 1941, dedicado à preservação da memória e da obra de Antônio Parreiras (1860-1937), onde expõe permanentemente obras do famoso pintor, além de exposições temporárias de paisagistas contemporâneos.
Endereço: Rua Tiradentes, 47
Horário: de terça a sexta-feira, das 11 às 17 horas; sábados, domingos e feriados, das 14 às 17 horas.
Informações: 2719-8728

MUSEU ARQUEOLÓGICO DE ITAIPU
Inaugurado em 1977, o MAI desenvolve um programa educativo-cultural voltado para as escolas e para a comunidade local, tendo como tema central a arqueologia pré-histórica e histórica. O seu acervo, composto por objetos dos povos indígenas que viveram no litoral fluminense antes de 1500, tem como destaques blocos-testemunho (entre os quais o do Sambaqui de Camboinhas, datado de 6.000 a.C.), machados de pedra e material lítico em geral, pontas de ossos, lascas de quartzo, polidores, peças de cerâmica e conchas. O museu organiza cursos e exposições, recebe visitas guiadas e promove diversos eventos culturais. As visitas podem ser feitas de quarta-feira a domingo, das 13 às 17h.
Endereço: Praia de Itaipu, s/nº.
Horário: de quarta a domingo, das 13 às 17 horas.
Informações: 2709-4079

MUSEU DO CINEMA BRASILEIRO
Um confortável e moderno conjunto com salas de exibição, um museu e um auditório reunidos num prédio em forma de um grande rolo de filme.

MUSEU DE ARTE SACRA DE NITERÓI
Museu mantido com o acervo de arte sacra da Arquidiocese de Niterói, situado no salão nobre da Igreja Nossa Senhora da Conceição, Rua da Conceição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *