Praias e Lagoas

As praias são locais democráticos, elegidas pelos niteroienses, cariocas e muitos turistas de eleição para atividades recreativas relacionadas com banhos de mar e sol, e natação, devido à facilidade e risco relativamente baixo de acesso ao mar, sendo geralmente locais de grande importância turística. Esta utilização pode dar-se tanto ao longo de todo o ano como concentrada numa época balnear específica.

A cidade de Niterói possui as seguintes Praias e Lagoas:

Lagoa de Itaipu
Lagoa de água salgada localizada no distrito de Itaipu que divide as praias e Camboinhas e Itaipú, onde há uma extensão de restaurantes à beira da praia com excelente comida e petiscos.

Lagoa de Piratininga
Lagoa de água salgada localizada no bairro de Piratininga e Cafubá.

Praia de Piratininga
Com aproximadamente 2.700 metros de extensão, é dividida em duas praias, o “praião”, águas claras e ondas fortes e a “prainha”, de águas calmas, que se destaca pela famosa Pedra da Baleia, que oferece um trampolim natural aos freqüentadores. Conta com quiosques no calçadão ao longo de sua extensão.

Praia do Sossego
Entre as praias de Camboinhas e Piratininga, a praia do Sossego faz jus ao nome. Não conta com nenhuma infra-estrutura turística, é pequena, tem uma mata fechada e de difícil acesso, com trilha íngreme através de uma escadaria improvisada.

Praia de Camboinhas
Com 2.600 metros de extensão, fica num bairro residencial nobre com ótima infra-estrutura turística. Conta com um hotel e diversas pousadas, flats e apart-hotéis, além de quiosques à beira-mar. Suas águas são claras e geralmente calmas.

Prainha
Pequena praia no canto direito da praia de Itacoatiara, separada desta pela pedra do Pampo. Ideal para famílias com crianças por conta de suas águas calmas e rasas.

Praia de Itacoatiara
Com cerca de 700 metros de extensão, é a mais frequentada pelos jovens e por amantes do surfe. Tem dois cantos que a distinguem, o Costão (canto esquerdo) e o Pampo (lado esquerdo). Situada em um bairro residencial, a praia é toda envolta de preservada vegetação de restinga e abriga dois morros que oferecem trilhas para o topo, o Mourão e o Costão. Em breve receberá uma pousada e conta com poucos quiosques.

Praia de Itaipu
Com aproximadamente 1.000 metros de extensão, é uma colônia de pescadores. Tem várias vendas de peixes frescos, além de alguns restaurantes bem simples com culinária a base de frutos do mar. Com águas calmas, ideais para a prática de esportes náuticos, a praia abriga ainda o Museu Arqueológico nas ruínas do Convento de Santa Teresa.
Local: No final da Av. Francisco da Cruz Nunes.

Praia de Adão e Eva
Ainda no bairro de Jurujuba, são duas praias gêmeas e pequenas, a primeira com 250 metros de extensão e a segunda com 150 metros. Suas águas são bem agitadas, suas areias são praticamente desertas e não possui infra-estrutura turística. Fica na estrada sinuosa que leva à Fortaleza de Santa Cruz.

Praia de Jurujuba
Bairro de pescadores, abriga alguns restaurantes de frutos do mar e dois clubes, o Naval e o Iate Clube Jurujuba.

Praia de Charitas
De águas escuras e calmas, oferece ótima infra-estrutura de bares, quiosques, restaurantes, vida noturna e um solar. É local de pouso para os praticantes de vôo livre que saltam do Parque da Cidade.

Praia de Icaraí
Com 1.200 metros de extensão, é palco dos maiores eventos da cidade. Possui um calçadão muito utilizado para caminhadas, uma ciclovia junto à areia, diversos pontos de esportes, como vôlei, peteca e futebol e quiosques com água de coco gelada. Oferece bela vista do Rio de Janeiro, em especial do Pão de Açúcar e do Corcovado. Suas águas são calmas e encontram-se impróprias para o banho.

Praia das Flechas
Abriga a Pedra do Índio e a Pedra de Itapuca, que fazem parte da história da cidade. Em época de ressaca do mar oferece boas ondas, ideais para o surfe.

Praia da Boa Viagem
Com apenas 450 metros de extensão, abriga o Museu de Arte Contemporânea, a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, do século XVIII e as ruínas de um forte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *