Bem Vindo, visitante! [ Cadastre-se | Entrar

Maria Paula

| Região de Pendotiba | 22 de outubro de 2007

Maria Paula localiza-se na porção Norte do município, sendo o último bairro ao longo da estrada Caetano Monteiro. Além de limitar-se com São Gonçalo, é vizinho aos bairros de Matapaca, Vila Progresso, Muriqui, Sapê e Santa Bárbara.

Registros primitivos dão conta que Maria Paula originou-se de antiga fazenda de igual denominação doada por D. Pedro II a uma ex-escrava, sua ama de leite. A suntuosa sede dessa fazenda permaneceu preservada até o final dos anos 60, época a partir da qual toda a área começou a sofrer transformações com a substituição progressiva do modo de vida rural pelo urbano.

Segundo fontes primárias (depoimentos) e secundárias (registros históricos) a sede daquela fazenda possuia arquitetura colonial, com mobiliário aristocrático típico da nobreza da época. Ao redor do casarão havia uma capela, a senzala e correntes próprias para o aprisionamento dos escravos.

Após a abolição e durante toda a República Velha, essa região permaneceu com características essencialmente rurais. Dos anos 30 a meados do século, a região ainda era ocupada por atividades agrícolas, em particular, atividades horti-fruti-granjeiras e pastoris. As hortas, que já foram numerosas e de grandes dimensões, hoje são reduzidas, mas subsistem como testemunhos de períodos anteriores.

Consta também que no final dos anos 70 a Fazenda Maria Paula foi vendida para fins de loteamento e teria dado origem, entre outros, ao condomínio de luxo denominado Aldeia Casa Grande, onde resquícios da antiga sede da fazenda ainda são encontrados.

Mas é no decorrer dos anos 80 que ocorre a explosão imobiliária que abriu espaço para a ação do capital da construção civil. Multiplicaram-se os condomínios de luxo; as casas isoladas, de alto e/ou médio padrão construtivo, que passam a coexistir com remanescentes de moradias da população mais pobre. É notória a grande quantidade de obras no bairro a caminho da concretização de novas residências.

A dinâmica demográfica dos dois períodos apresentados na tabela revela que o de maior incremento foi o de 80/91, com uma taxa de crescimento anual de 4,60%, situando Maria Paula como sétimo de maior crescimento no universo de 48 bairros.

CARACTERÍSTICAS ATUAIS E TENDÊNCIAS:

Apesar do crescimento relativamente significativo dos últimos anos, Maria Paula ainda se reveste de várias carências, a começar pelos serviços básicos. Com freqüência verificam-se esgotos a céu aberto. Boa parte do lixo costuma ser depositada em terrenos baldios – que são muitos – o que é um fator de atração de insetos e roedores.

Há contrastes visíveis. Além da sobrevivência de bolsões de pobreza em áreas de posse ou de loteamentos para segmentos de baixa renda, coexistem em relação de vizinhança, condomínios fechados de luxo que começaram a ocupar a paisagem urbana local.

O comércio, que é pouco expressivo, concentra-se às margens da estrada Caetano Monteiro e também, de forma ainda mais rarefeita, às margens da estrada Velha de Maricá ou da estrada da Paciência, após o Trevo. Somente estes eixos de circulação principais encontram-se pavimentados. As ruas secundárias estão em situação precária de trânsito.

Um dos problemas apontados pelos moradores e constatados pela observação empírica refere-se ao desmatamento. Esta ação torna-se ainda mais grave quando praticada nas encostas dos morros para fins de loteamento, em virtude da erosão subsequente. As condições ambientais são desfavoráveis de um modo geral, a começar pela poluição das microbacias, movimentos de massa que sensibilizam as encostas e uso inadequado dos solos, entre outros.

Um dos serviços que não se revela com problemas maiores é o do transporte coletivo. São várias as linhas que servem aos moradores, na medida em que a posição geográfica de Maria Paula é a de “local de passagem” para São Gonçalo e municípios vizinhos. O prejuízo neste aspecto é a deficiência no horário do “sereno”. Aliás este é um problema geral de todos os bairros distantes do Centro.

No campo do lazer, além dos bares e restaurantes com música ao vivo que se multiplicam ao longo das vias principais, alguns clubes campestres estão sendo estruturados pela iniciativa privada com grande afluxo de moradores do bairro e de outros lugares.

Finalmente, no que se refere às tendências para o futuro próximo, as entrevistas realizadas e as observações de campo apontam para possibilidade de multiplicação dos condomínios de luxo e avanço da construção civil, em geral, tendo em vista a farta disponibilidade de terrenos, presença ainda abundante de verde, baixos índices de poluição do ar, instalação de rede geral de água encanada em período recente e preços da terra relativamente baixos.

Não há Tags

  

Uma Comentário para “Maria Paula”

  1. Há algum mapa mostrando o Zoneamento Urbano (áreas residenciais, comerciais, industriais, de preservação, de uso misto…) de Maria Paula?

Deixe seu Comentário