A Cidade

A cidade de Niterói, município do estado do Rio de Janeiro que integra a Região Metropolitana da cidade, está distante a 10,9 Km da capital fluminense, e possui seus próprios encantos.

Situada de frente apra a Baía de Guanabara com a cidade do Rio de Janiero de cartão postal, a cidade também ficou conhecida por muito apelidos, como “Cidade-Sorriso”, “Niquíti” e “Terra de Arariboia”, e já foi até considerada a “Capital estadual da qualidade de vida”, pois é uma das melhores cidades para se viver, trabalhar e investir.

Niterói hoje conta com uma população estimada em 487 327 habitantes (segundo uma pesquisa do IBGE feita em 2010) e uma área de 129,3 km², sendo a quinta cidade mais populosa do estado e a de maior Índice de Desenvolvimento Humano.

Os seus principais acessos são por carro, pela Ponte Rio-Niterói ou pelas as linhas de barcas e catamarãs que cruzam a Baía de Guanabara diariamente até a cidade do Rio de Janeiro, no centro, na Praça XIV.

A cidade de Niterói é um dos principais centros financeiros, comerciais e industriais do Rio de Janeiro, sendo a 12ª entre as 100 melhores cidades brasileiras para negócios. A cidade tem sido alvo de um alto índice de investimentos no setor imobiliário e comerciário, tanto pela sua herança de ter sido a capital estadual, pela sua proximidade geográfica ao Rio de Janeiro, como também pelo intenso desenvolvimento das atividades de exploração de petróleo offshore da Bacia de Santos e Bacia de Campos.

A cidade é também considerada o município mais escolarizado do país, segundo dados do INEP (Ministério da Educação), com o maior índice de freqüência escolar entre a população de 7 a 14 anos (97,52%), e taxa de alfabetização de 96,4% na população acima de 15 anos.

Os investimentos de base dão à cidade a melhor qualificação de mão-de-obra de todo o Estado do Rio de Janeiro, superando inclusive a capital. Niterói adotou políticas públicas voltadas para o desenvolvimento urbano, porém aliadas a um extenso e planejado processo de inclusão social, priorizando as áreas de saúde, educação, desenvolvimento econômico, educação, cultura e saneamento.

Somente no setor de petróleo, a região responde por 70% do parque instalado fluminense do setor, concentrando desde empresas de offshore a estaleiros, além de estar recebendo uma série de investimentos industriais importantes nos setores ligados à cadeia produtiva de petróleo e gás.

A cidade também proporciona e oferece muitas opções de entretenimento e prestação de serviços como inúmeros escritórios especializados, hospitais, universidades, museus, grandes redes de supermercados, shoppings-centers, centenas de bares e restaurantes.

No setor turístico, Niterói inúmeros atrativos culturais, como teatros, cinemas e museus, e naturais, como praias belíssimas, noites agitadas, parques ambientais, além de monumentos e edificações de arquitetura histórica, sendo a segunda cidade do mundo, superada apenas por Brasília, com a maior quantidade de obras projetadas pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, erguidos à beira mar, em um complexo arquitetônico de arte e cultura de caráter popular com edificações que juntas com o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) formam ao longo da orla o Caminho Niemeyer.

Quem vive em Niterói tem motivos para se orgulhar, pois o município é hoje referência em serviços e qualidade de vida, mostrando que é possível crescer de forma unificada, gerando empregos, renda, investimentos e, acima de tudo, um bom lugar para viver.

Seja bem vindo e aproveite o que nossa cidade tem de melhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *