Geografia

Niterói possui uma geografia privilegiada, uma área de 129,375 quilômetros quadrados localizada entre a Baía da Guanabara (oeste), o Oceano Atlântico (sul), Maricá (leste) e São Gonçalo (norte).

A Região Oceânica é o grande ponto de belezas naturais, pois conta com as melhores praias – Praia de Fora e Praia do Imbuí, com seus valores históricos; Praia de Piratininga, Praia de Camboinhas, Praia de Itaipu e Praia de Itacoatiara, as mais famosas e visitadas, Praia do Sossego, Praia Adão e Eva e Prainha, locais calmos e paradisíacos; além, da Lagoa de Piratininga e a Lagoa de Itaipu.

CLIMA
O clima do município é Subtropical Úmido com verão quente(Cfa em Koppen), apresentando temperaturas pouco inferiores a 20ºC no inverno e superiores a 30ºC no verão. Ainda possui alguns resquícios de Mata Atlântica preservada, por exemplo na Serra da Tiririca e no Parque da Cidade, Reserva biológica e florestal, e áreas de restinga e mangue nas encostas das praias e lagoas.

No inverno, a presença de frentes frias ocasionadas pelo avanço Massa Polar Atlântica pode causar quedas bruscas de temperatura, amenizadas pela maritimidade. Neste período, a estiagem é bastante comum, podendo ficar semanas sem chover devido à presença de massas secas de origem polar.

No verão, o clima quente e úmido desta época do ano favorece a ocorrência de tempestades frequentes, provocando alagamentos em vários pontos da cidade. Há picos comuns de 40ºC e, devido à umidade, sensações térmicas superiores.

O Outono é marcado por dias de céus azuis e temperaturas frescas, principalmente pela manhã. A Primavera é chuvosa, ainda são sentidas frentes frias tardias deixadas pelo inverno, a temperatura não sobe muito, até chegar dezembro (verão).

As duas estações acima são meramente de transição, sentidas apenas pelos habitantes (queda de temperatura no outono e aumento térmico na primavera), porém raramente pelas plantas. É comum ver algumas plantas perderam folhas ou florescerem em todas as estações do ano.

Importante ressaltar, também, que a vegetação dominante em Niterói (Mata Atlântica) é uma floresta com características tropicais, ou seja, é perenifólia (não costuma perder suas folhas). No geral, o índice pluviométrico de Niterói é de 1200mm.

RELEVO
O relevo é constituído por terrenos cristalinos, representados por maciços e colinas costeiras e por planícies costeiras constituídas de sedimentos, representados por planícies costeiras, localizadas próximas ao mar. A área mais extensa cobre a região entre as lagoas de Piratininga e Itaipu. Maciços predominam na porção sudeste do município: Serra da Tiririca, Serra do Malheiro e Serra do Calaboca. O ponto mais alto se localiza na Pedra do Elefante, na Serra da Tiririca, com 412m acima do nível do mar.

VEGETAÇÃO
Desde a época do descobrimento, a vegetação original é típica da Mata Atlântica com campos inundáveis, mangue e restinga, que hoje só está preservada em poucos locais, como, por exemplo, a Serra da Tiririca. Há, também, áreas de restinga e mangue nas encostas das praias e lagoas.

A cidade possui uma Reserva biológica e florestal, o Parque da Cidade, numa altitude de 270 m, ocupando uma área de 149.388,90 m², que possui um mirante da onde pode-se ter uma visão panorâmica da Região Oceânica e Icaraí, da Baía de Guanabara, em toda a sua extensão e do mar aberto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *