Outros Esportes

Devido a sua geografia privilegiada, ideal para a prática de vários esportes, a cidade de Niterói é um referencial para circuitos de modalidades esportivas. Dentre os esportes praticados na cidade destacam-se:

TRIATLON – Esporte em expansão na cidade. Daqui saíram os campeões nacionais desta modalidade e nomes de destaque internacional como Fernanda Keller e Armando Barcellos. Na cidade ocorre Circuito Niteroiense de Short Triatlon.

VÔO LIVRE – Esporte popular na cidade. Na rampa do Parque da Cidade ocorrem várias competições,

VÔLEI DE PRAIA – Niterói abriga Escolinha de vôlei na Praia de Icaraí para 300 crianças, além de sediar uma das etapas do Campeonato Nacional.

VELA – A cidade abriga 7 clubes de esportes náuticos e é fonte de vários campeões nacionais e olímpicos.

SURF – As praias oceânicas oferecem boas condições para a prática deste esporte.
Além disso a cidade de Niterói conta com os seguintes Locais para a prática de esportes:

CAMINHADA ( TREKKING ) – PROJETO ECOANDO
Tv. Vicente Frederice 26 – Icaraí
Tel.: 9155-8777 (Cássio) / * 2709-5435

CAMINHADA ( TREKKING ) – Fernando César
Tel.: 98448683

TODARO ( Pista de Skate – Bowl In Door )
Rua Francisco da Cruz Nunes, 6684 lj. 102 – Itaipu

WAVE-ROCK (pista de Skate)
Rua Adagisa Monteiro, Q54, lote 7 e 8 – Engenho do Mato
(após Ubá Floresta, 1ª a esquerda)
Qui/Sex/Sab/Dom/ a partir das 18h
Tel.: 2609-3993

PISTA PÚBLICA DE SKATE
Estrada Leopoldo Fróes, 773 – São Francisco ( ao lado da Neltur )

POLO EQUESTRE CAVALOS
Equitação, Hipismo e Passeios Ecológicos
Rua Itália, 395 – Várzea das Moças
Tel.: 2710-5675 / 9619-2482 ( Marco Antônio ) / 3602-7861

WIND SURF GUARDERIA
Canto Esquerdo de Camboinhas – Praia de Camboinhas – Sab/Dom/Feriados
Tel: 2619-2916 / 2709-8269 / 9131-0939 – Sr. George Rabello

FLAMBOYANT ARVORISMO
Av. Carlos Ermelindo 1117 – Jurujuba
Tel.: 2711-0836 / 9373-9747
Funcionamento Sab. e Dom. das 11 as 19:00hs.

Estádio Caio Martins / Mestre Ziza

O Estádio Caio Martins ou Estádio Mestre Ziza é um estádio de futebol brasileiro pertencente ao Governo do estado do Rio de Janeiro localizado em Niterói. Entretanto, o estádio encontra-se sob concessão ao Botafogo de Futebol e Regatas, que fez seu primeiro jogo lá como mndante contra o Madureira E.C., em 20/09/1981, partida encerrada em 0x0. O estádio faz parte do Complexo Esportivo Caio Martins, que possui ginásios para vários esportes.

O estádio foi construído em 1941 pois o governador do Rio de Janeiro Ernani do Amaral Peixoto desejava jogos do Campeonato Carioca em Niterói. Sua inauguração foi em 20 de julho do mesmo ano. Na primeira partida, o CR Vasco da Gama venceu por 3 a 1 o Canto do Rio FC.

Seu nome original, Caio Martins, homenagea o escoteiro Caio Vianna Martins, que ficou conhecido por, com 15 anos de idade, após um grave acidente ferroviário, em Minas Gerais, envolvendo vários mortos e feridos, ter recusado ajuda médica e aconselhado o socorro de outras vítimas. Sua frase: “Há muitos feridos. Um escoteiro caminha com as próprias pernas”, foi determinante para seu óbito. Saiu caminhando, para cair a uns cem passos adiante. Morreu horas mais tarde, em conseqüência de uma intensa hemorragia interna.

No início dos anos 2000, o nome do estádio foi renomeado, sob determinação da câmara de vereadores da cidade, para Estádio Mestre Ziza. Contudo, a mudança não foi de agrado dos botafoguenses já que o niteroiense homenageado Zizinho era jogador do rival CR Flamengo na primeira metade do século XX. A imprensa e os torcedores continuam chamando o estádio de Caio Martins.

O estádio sofrera, no início de 2003, uma grande reforma. Chegou a ter capacidade para 15 mil pessoas, divididas entre arquibancadas de concreto e tubulares, cadeiras vips e camarotes. Foi apelidado de “Caldeirão” pela torcida. As arquibancadas do caldeirão também foram reformuladas. Após a obra uma das arquibancadas, foi transformada em cadeira vip, e mais duas arquibancadas tubulares foram acrescentadas para comportar mais torcedores. Além disso, um dos mais modernos painéis eletrônicos do estado do Rio de Janeiro fora instalado no estádio.

Entretanto, em 2005, as obras foram desfeitas pois a diretoria do clube acreditava que o clube estava “apequenando-se” ao jogar num estádio acanhado. A ultima partida do Botafogo lá foi em 12/12/2004, onde perdeu para o Corinthians por 2×1. Hoje, o local recebe escolinhas e alguns jogos das categorias de base do clube, além de ser um dos locais alternativos de treinamento da equipe profissional. Atualmente, sua capacidade é de 12.000 pessoas.

Estádio Caio Martins
Rua Presidente Backer, s/n.
Icaraí
Tel.: 2711.1366 / 2711.2266

Continuar lendo Estádio Caio Martins / Mestre Ziza

Times de Futebol

A cidade de Niterói conta com três clubes de times de futebol, são eles:

Bela Vista Futebol Clube
Bela Vista Futebol Clube é um time de futebol da cidade de Niterói (Rio de Janeiro) fundado a 10 de maio de 1977. Atualmente manda seus jogos no Estádio Municipal Alziro de Almeida em Itaboraí com tem capacidade para 3.000 espectadores. Suas cores são o vermelho e o branco. Alterna entre pedidos de licença e disputas na Terceira Divisão do Rio de Janeiro.

Canto do Rio Football Club
Canto do Rio Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro.

Futuro Bem Próximo Atlético Clube
Futuro Bem Próximo Atlético Clube é um time de futebol da cidade de Niterói (Rio de Janeiro) fundado a 6 de setembro de 2000. Suas cores são azul, branco e vermelho. Utiliza atualmente o estádio do Campo Grande Atlético Clube.