Uma das escolhas mais importantes e decisivas que os noivos precisam tomar quando planejam o casamento é a definição, em conjunto, do estilo e da decoração de casamento que querem!

Essa decisão é muito importante porque irá guiar quase todos os outros elementos que envolvem o casamento, como o vestido da noiva, os trajes que o noivo e os convidados irão usar, os convites, o tipo de buffet, quais bebidas…

Todos esses detalhes serão guiados pela decoração de casamento que for escolhida, por isso é muito importante ter profissionais experientes para te orientar, ajudar a escolher e aplicar o estilo que você sempre sonhou para esse dia tão importante!

Os elementos que irão compor esse dia especial serão escolhidos baseados na decisão que vocês tomarem quanto ao estilo e, então, toda decoração será feita a partir disso!

O que faz parte da decoração de casamento?

decoração de casamento: elementos decorativos

Há muitos elementos que podem fazer parte da decoração de casamento.

É muito comum as pessoas acharem que as únicas coisas que fazem parte da decoração são as flores e os vasos, mas não é só isso! Muito pelo contrário, a decoração envolve desde os menus impressos na mesa até os móveis usados nos lounges!

Festival de flores e cores

É claro que as flores são peças chaves desse evento, por isso é importante encontrar quais são as favoritas do casal. Vocês devem analisar as cores que preferem, os tamanhos, os perfumes, se querem ou não folhagens…

É bastante coisa, mas é importante ficar atento a detalhes como esse. Já parou pra pensar que se o noivo for alérgico, uma flor com um cheiro mais forte pode ser uma catástrofe? Converse com a decoradora e explique tudo o que achar necessário.

Luzes

Já ouviu falar em iluminação cênica? Ela é importantíssima para produção de qualquer evento, incluindo os casamentos, seja ele de qualquer tema e a qualquer hora.

Sim, mesmo casamento durante o dia ficam mais bonitos quando é colocado alguns focos de luz cênica, porque é através dela que o ambiente fica completamente modificado.

Esse tipo de luz cria ambientes com uma atmosfera muito mais aconchegante, mágica e fantasiosa. Perfeita para deixar a decoração de casamento inesquecível.

Além de transformar os ambientes, ainda é capaz de delimitar espaços, dando foco para aquilo que é considerado o mais importante no momento, seja isso algum detalhe na entrada, os arranjos das mesas, o bolo…

Ou, se for o caso da iluminação cênica em que o Dj manipula, tenho certeza que em algum momento o foco dela será a tão sonhada dança dos noivos.

Nem tudo são flores

Outro ponto chave da festa são os móveis! O mobiliário muitas vezes passa despercebido pelos convidados, mas experimente não ter onde sentar para ver se não chove reclamações.

Escolha com carinho onde os seus convidados vão sentar durante a sua cerimônia, como vão ficar por ali um tempo, tente deixar esse momento mais confortável para todos.

Para o momento do jantar ou almoço, procure usar mesas em que todos fiquem à vontade, evite colocar muitas pessoas em uma única mesa, assim como no salão. Peça para que as mesas não fiquem nem muito apertadas e nem muito distantes uma da outra.

Converse com a sua decoradora, caso haja espaço, para criar pequenos lounges onde as pessoas possam descansar enquanto esperam a próxima música começar, esses ambientes podem ser mais descontraídos com sofás, puffes ou banquetas.

Se houver uma área externa, não deixe que ela fique completamente escura, providencie luzinhas para que o ambiente fique mais aconchegante e festivo.

Pensamentos como esses, irão fazer com que os seus convidados se sintam mais à vontade e bem recebidos. Além de ficarem até o fim da festa curtindo com vocês!

Quais estilos de casamento existem?

decoração de casamento: estilos praia

Uma decoração de casamento pode ter muitos estilos diferentes.

Cada casamento é único, afinal, mesmo que siga um estilo padrão, cada casal imprime na cerimônia e na festa a sua personalidade e história, não é? Mas para te ajudar a conhecer um pouco mais desse universo mágico, separamos alguns estilos de decoração de casamento que são mais usados.

Tradicional

Esse estilo também é chamado de clássico e é perfeito para aqueles noivos mais conservadores, que querem uma festa bonita, mas mais discreta e elegante. A base desse tipo de decoração de casamento é o branco, com detalhes em nude, até um salmão claro.

São usados muitos cristais, prataria e porcelanas mais lisas e sofisticadas. Os arranjos desse estilo são menores, normalmente feito de rosas e velas.

Rústico

Esse estilo tem ganhado a cada dia mais força! É perfeito para quem vai casar em espaços mais descontraídos e em contato com a natureza, como chácaras, fazendas ou praias. A base da decoração de casamentos nesse estilo é a madeira. Os elementos usados são mais simples, sem tanto refinamento; as cores usadas são mais fortes como o verde, amarelo, laranja, rosa…

Claro, sempre junto com as clássicas branco e nude. As flores campestres são as mais usadas e deixam o evento mais aconchegante e alegre.

Retrô

Esse estilo anda em conjunto com outro chamado vintage. Normalmente uma decoração de casamento que escolhe um dos temas acaba usando o outro também, pois são muito parecidos. Para compor essas festas são usados objetos e móveis antigos que remetem a uma história familiar, como baús, fotos, espelhos com molduras pesadas…

Assim como o estilo tradicional, o retrô ou vintage usa bastante prataria, mas também dá pra usar outros metais e com cores mais envelhecidas, ou como costumam dizer, cores mais lavadas. Esse tipo de estilo é perfeito para noivos que querem criar um ambiente romântico e super elegante.

Sóbrio

Esse estilo também é conhecido com clean e é perfeito para aqueles noivos mais discretos que querem uma decoração mais minimalista, onde os elementos entram em harmonia sem que nada fique exagerado ou sem função.

Outra característica desse estilo é ter os móveis e objetos mais modernos, ângulos retos e sem muito “frufru”. As cores usadas normalmente são o branco, preto, deixando as cores fortes apenas em pequenos detalhes para definir foco.

Romântico

Esse é o estilo para aqueles noivos que sempre sonharam com o casamento. Ele tem muito a ver com o estilo clássico, basta adicionar mais velas, detalhes com coração e cores como rosa e vermelho. Sabe o famoso casamento de princesa? Essa é a marca desse estilo. É tudo pensado para ser sentimental.

Moderno

Esse é o estilo perfeito para aqueles noivos que são antenados e descolados. Normalmente o casal que escolhe esse estilo, foi em alguma feira especializada sobre o assunto e gostou de algo visto lá. Esse é o estilo que está em constante mudança, afinal, todos os dias é lançado uma tendência nova.

Temático

Sempre existem noivos que são super fãs de algum filme, como Star Wars, um livro, como Harry Potter, uma série, como Friends… E por aí vai! O céu é o limite para esse tipo de estilo. A personalização pode ser feita em apenas alguns elementos da decoração ou fazer um casamento totalmente temático, vai do gosto do casal e do quanto eles gostam.

Claro, nada impede de você mesclar esses estilos e criar um que seja só seu! A decoração de casamento precisa, acima de tudo, ter a ver com o que os noivos querem, gostam e podem gastar!

Quanto gastar na decoração de casamento?

decoração de casamento: orçamento

Uma decoração de casamento pode passar dos limites em gastos ou manter um orçamento enxuto.

Esse é um dos assuntos mais questionados por aí, mas por mais que tenha várias pessoas se perguntando isso, ainda não existe uma resposta certa para isso!

A verdade é que essa resposta depende de muitas outras variáveis. Por exemplo, o local onde será o casamento, precisa de muitos itens decorativos? Quantos convidados serão? Quantas mesas serão necessárias? Terá mesa de doces? Quantos docinhos terão?

Para te ajudar nesse tópico, coloque no papel o máximo que você pode no casamento inteiro, vá marcando tudo o que você quer e quanto está disposto a pagar por cada um desses detalhes. Quando for confirmando os valores e fechando com os fornecedores, você já poderá ter uma noção de quanto poderá gastar com a decoração.

Lembre-se: a maioria dos fornecedores pede um valor de entrada quando o contrato é assinado, o restante do pagamento dever ser integralmente pago antes do grande evento.

Então, o quanto antes você começar a organizar tudo, mais tempo terá para pagar todos os fornecedores! Evite pagar qualquer coisa à vista, afinal, nunca se sabe o que pode acontecer até o dia do casamento.

Como organizar o casamento sozinha?

decoração de casamento: faça você mesmo

É possível organizar uma decoração de casamento sozinha.

Uau! É bastante responsabilidade, ainda mais se for o seu, mas não é impossível. O ideal é que você tenha ajuda, afinal de contas um casamento sempre envolve muitos profissionais e, além deles terem muito mais experiência que você, eles também tem ajuda.

Indiferente do motivo pelo qual você precisa fazer o evento sozinha, tenha em mente que você vai precisar ser muito organizada para poder lidar com tudo o que é necessário, desde a limpeza durante a festa até o café que é servido na saída.

Separe um tempo para anotar tudo o que você sonha para esse grande dia, pegue referências, converse com pessoas que já casaram, tire suas dúvidas com profissionais…

Esteja preparada para uma maratona, pois será tão cansativo quanto, mas saiba que no final vai valer a pena. Além da festa ficar linda, terá a identidade dos noivos em cada cantinho.

Independente de como você sonha com a sua decoração de casamento, o importante é que ela seja capaz de imprimir a identidade dos noivos e da festa, tudo em um único pacote!

Sejam exigentes com tudo aquilo que estão procurando. Se possível, peça para fazer uma prova onde a decoradora reúne uma pequena parte da sua decoração para que você possa ver tudo reunido em um mesmo espaço, como: mesas, cadeiras, toalhas e arranjos.

Essa prova vai te ajudar a ter ainda mais certeza quanto a escolha de tudo e ainda vai te passar mais segurança de que tudo ficará perfeito no grande dia.

Leave a Reply