Muitas pessoas já ouviram falar sobre o pilates, mas nem todas sabem exatamente como funciona essa atividade e, principalmente, quais são as vantagens que ela traz para o corpo e para a mente. Se você é uma dessas pessoas, essa é a hora de se aprofundar no assunto: pilates, benefícios e suas vantagens para o corpo e a mente.

Para começar: o que é o tão famoso pilates?

pilates benefícios para corpor e mente

A atividade é famosa por trazer muitos pilates benefícios para o corpor e a mente.

De forma geral, podemos definir o pilates como uma atividade física, que mescla exercícios físicos e alongamentos para reequilibrar o corpo e a mente e, assim, trazer uma série de benefícios aos seus praticantes.

Hoje, o pilates é uma prática muito popular em todo o mundo. Só no Brasil, já somam mais de 35 mil estúdios especializados nesse tipo de atividade física.

A sua ascensão no país começou próximo dos anos 2000, porém, quase 20 anos depois, muitas pessoas ainda não conhecem a fundo essa modalidade e desconhecem os seus efeitos até mesmo para o tratamento de alguns problemas de saúde.

Já que estamos falando sobre o pilates, vamos conhecer um pouco da história dessa atividade física para entender porque ela se tornou tão famosa e, principalmente, porque ela pode ser uma ótima alternativa para quem está em busca de mais qualidade de vida e saúde.

Pilates: origem

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O pilates surgir da determinação de um homem em se curar e promover o bem-estar próprio e de outras pessoas.

É impossível falar sobre a história do pilates, sem dar um destaque especial a Joseph Pilates, o seu criador que, anos depois, acabou dando nome à sua técnica.

Joseph Huberthus Pilates foi uma criança que sofreu muito na infância por causa de diversos problemas de saúde, como raquitismo, asma, bronquite e febre reumática. Apesar das limitações trazidas pelas doenças, ele nunca ficou parado e tentou encontrar nas atividades físicas a solução para os seus problemas.

Joseph Pilates chegou a praticar boxe, natação, yoga, esqui e mergulho. Nenhum desses esportes, no entanto, trouxe os resultados que ele esperava.

Nascido na Alemanha, em 1883, o inventor do pilates foi enviado, aos 32 anos, para um campo de concentração em Lancaster, na Inglaterra. Ainda determinado em amenizar, ou até mesmo curar, os seus problemas de saúde, – mas com poucos recursos disponíveis – ele criou um programa de condicionamento físico que era realizado no solo.

O primeiro sinal de que o novo método dava certo apareceu quando nenhuma das pessoas do campo de Joseph Pilates foi fatalmente afetada por uma epidemia de gripe, que levou à morte diversos internos em outros campos de concentração.

Foi também durante o período de reclusão, que Joseph Pilates desenvolveu um método que utilizava as molas dos colchões para melhorar a condição física dos soldados feridos na guerra. Nesta época, ele notou como a resistência muscular contribuía para a recuperação mais rápida dos enfermos.

Quanto mais desenvolvia o seu método, mais persistente Joseph Pilates se tornava.

O pilates nos EUA

Anos depois, já fora do campo de concentração, o inventor se mudou para Nova York.

Na cidade americana, Pilates abriu um estúdio junto a uma companhia de balé, a New York City Ballet. Em pouco tempo, a sua técnica passou a ser utilizada para a recuperação de lesões de importantes bailarinos e não demorou para os seus exercícios se tornarem conhecidos em todo o mundo.

Ainda assim, Joseph Pilates nunca parou. Registros mostram que, até o ano da sua morte, 1967, ele se dedicou ao aperfeiçoamento de sua técnica que, apresenta uma extensa variedade de exercícios e pode ser realizada por qualquer pessoa .

Então, aqui fica a dica: não importa qual a sua idade, objetivo ou limitação, vale a pena dar uma chance para conferir os pilates benefícios na prática. Afinal, essa modalidade apresenta uma altíssima taxa de efetividade e, com certeza, para você ela não será diferente, ainda que você possua um problema ortopédico, neurológico, uma dor crônica ou mesmo um desvio na coluna.

Pilates de solo x pilates com aparelhos: diferenças

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Existem agumas diferenças entre o pilates de solo e o de aparelhos.

Existem dois tipos diferentes de pilates e cada um deles possui a sua especificidade. Se você está pensando em começar a praticar essa atividade física, vale a pena conhecer as principais diferenças entre os exercícios de solo e os exercícios com aparelho.

Pilates de solo

Conhecido também como Mat Pilates, o pilates de solo utiliza o próprio corpo do praticante e alguns tipos de acessórios – como bolas, meia-lua, banda elástica, magic circle e o rolo de espuma – para alinhar a correta respiração com o centro de força de quem o pratica.

Apesar de parecer uma atividade mais calma e tranquila, quando comparada com outras modalidades de maior intensidade e impacto, o pilates
exige muita força muscular, alongamento, equilíbrio e consciência corporal, ao mesmo tempo que aperfeiçoa cada um desses aspectos.

Isso significa que, mesmo que você ache que essa atividade não combine com o seu perfil, você não deve deixar de praticá-la. Afinal, quanto mais você se exercita, mais o seu corpo assume novas formas e os movimentos se tornam mais simples de serem realizados.

Além disso, é sempre importante ressaltar que os exercícios do Mat Pilates são divididos em três níveis diferentes, que visam, justamente, respeitar o seu grau de conhecimento e a sua evolução na modalidade. Esses níveis são:

  1. Inicial;
  2. Intermediário;
  3. Avançado.

Se você nunca teve contato com essa modalidade, não desanime! Quanto mais você praticar, mais terá domínio sobre o seu corpo, mais irá progredir com os seus exercícios e, consequentemente, mais poderá desfrutar dos pilates benefícios.

Pilates com aparelhos

Assim como no Mat Pilates, o pilates com aparelhos também engloba diversos movimentos que devem ser realizados de forma controlada e alinhada com a respiração e a postura.

A grande diferença entre as duas modalidades, no entanto, se dá ao fato de que, o pilates de solo utiliza somente os esforços dos músculos, enquanto, o pilates com aparelhos permite que a intensidade dos exercícios seja controlada por meio de molas.

Essas molas, podem atuar de duas formas diferentes: elas podem reduzir os esforços do praticante, sendo assim, facilitadoras dos
exercícios; ou aumentar a carga dos movimentos, tornando-se um fator de resistência para a atividade.

Além das molas, há também os aparelhos em si, que fazem parte dessa modalidade de pilates – conhecida também como pilates em estúdio –, que são:

  • Universal Reformer;
  • Cadillac;
  • Chair;
  • Barrel.

Pilates: benefícios para o corpo e para a mente

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Existem muitos pilates benefícios tanto para oc orpo como para a mente e o organismo como um todo.

Agora que você já conhece a história do pilates e está por dentro das principais diferenças entre a modalidade de solo e com aparelhos, chegou a hora de falarmos sobre um dos assuntos mais importantes e que faz com que essa atividade seja tão popular: os pilates benefícios.

Pilates: benefícios para a musculatura

Os exercícios de pilates trabalham, ao mesmo tempo, vários músculos, e isso inclui desde aqueles que você costuma utilizar para a realização das atividades do dia a dia, como aqueles que você nunca trabalhou antes. E quem se beneficia com isso é o seu corpo de uma forma geral, que fica muito mais resistente e definido – especialmente o abdômen.

Portanto, o pilates traz muitos benefícios para a musculatura, entre eles, o seu fortalecimento.

Pilates: benefícios para a flexibilidade

Pilates: benefícios para a flexibilidade

Um dos pilates benefícios é aumentar a flexibilidade.

Quantas vezes você já tentou fazer alguma tarefa simples da sua rotina e percebeu que a falta de flexibilidade prejudicava a sua execução? Esse é um problema muito comum, principalmente entre o público mais velho.

A boa notícia, no entanto, é que o pilates envolve uma série de exercícios, entre eles, os alongamentos, que ajudam a recuperar diversos movimentos “travados” no seu corpo e aumentar a sua flexibilidade.

Pilates: benefícios para a postura

Problemas posturais são um dos principais motivos que levam as pessoas a procurarem e praticarem o pilates. Isso porque, essa atividade promove a reabilitação da região abdominal e da coluna, que são responsáveis pela boa postura.

Além disso, como dito anteriormente, essa modalidade envolve diversos exercícios de alongamento e flexibilidade, que são essenciais para manter a coluna na posição correta, não apenas durante a realização das atividades, mas ao longo de todo o dia.

Sendo assim, um dos maiores pilates benefícios é corrigir a postura!

Pilates: benefícios para as articulações

Pilates: benefícios para as articulações

Um dos maiores pilates: benefícios é para as articulações.

Existe um líquido presente nas articulações de nosso corpo, que é responsável por mantê-las lubrificadas e saudáveis.

Algumas atividades físicas de maior impacto, como o boxe e a musculação, por exemplo, geram maior atrito nas articulações, fazendo com que esse líquido seja produzido em menor quantidade e ocasionando problemas como a artrite reumatoide e a osteoartrite.

E esse é mais um dos pilates benefícios: diminuir os atrito das musculaturas!

Por se uma atividade que não tem impacto, o pilates não só não traz risco para as articulações das pessoas saudáveis, como é muito indicado para praticantes que já sofrem com algum tipo de problema nessas regiões.

Pilates: benefícios para a respiração

Um dos fatores mais trabalhados durante as aulas de pilates é a respiração. Se, para você parece frescura, acredite: não é!

Ao inspirar e expirar corretamente e nos momentos certos dos exercícios, você consegue ter um maior controle sobre a sua musculatura, potencializando, assim, os efeitos das atividades.

Além disso, é por meio da respiração correta durante as aulas de pilates, que se torna possível estabilizar a coluna, melhorar o seu rendimento, diminuir as dores musculares e até fortalecer o sistema imunológico, ganhando, dessa forma, mais disposição para encarar as tarefas do dia a dia e combatendo a enxaqueca e várias outras doenças.

Assim, como você já deve ter notado, os pilates benefícios vão muito além das questões físicas, eles contribuem também com a qualidade de vida, saúde e bem-estar de seus praticantes, ajudando a melhorar a respiração.

Pilates: benefícios para o bem-estar

O bem-estar que o pilates proporciona aos seus praticantes é tão grande, que é justo que a gente dedique alguns parágrafos exclusivamente para esse benefício. Afinal, quem não quer se sentir bem consigo mesmo e com a sua rotina? Todo mundo, não é mesmo? E é exatamente isso que essa modalidade faz!

Ao exigir que a pessoa se concentre totalmente em sua respiração e na realização dos exercícios, o pilates ajuda a esquecer os problemas externos e, assim, acalmar a sua mente. O resultado disso é a diminuição do estresse, da ansiedade e de outros problemas emocionais, promovendo, dessa forma, um maior bem-estar.

Vale destacar também que, enquanto o seu corpo se exercita, o seu organismo libera endorfina, o hormônio responsável pela sensação de prazer, felicidade e, claro, bem-estar.

Com isso, um dos pilates benefícios é promover esse bem-estar!

Pilates: benefícios para emagrecer

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Um dos pilates benefícios indiretos é ajudar a emagrecer

Mesmo que o pilates seja uma atividade de menor intensidade e impacto que outras modalidades, ele contribui para a queima de calorias. Com isso, ajuda a emagrecer.

Talvez a sua prática não seja o suficiente para você notar grandes diferenças na balança. Porém, esse pode ser o primeiro passo para você ter uma rotina mais saudável.

Mesmo porque, dando o pontapé inicial, depois, fica mais fácil de levar o seu plano de emagrecimento adiante, associando o pilates a outros exercícios e, principalmente a uma alimentação balanceada.

O importante é ser persistente e não descuidar de você e da sua saúde!

Como você descobriu no início desse guia, um dos motivos que fez a técnica de Joseph Pilates se popularizar em todo o mundo foi a sua contribuição para a recuperação de lesões. E até hoje esse é um dos principais motivos pelos quais as pessoas recorrem às aulas de pilates.

Por atuarem diretamente na musculatura, os exercícios dessa modalidade não só ajudam na recuperação da região lesionada, como contribui
para que esse processo aconteça de forma mais rápida – o que, normalmente, é tudo que uma pessoa busca, quando possui qualquer tipo de lesão.

Pilates: benefícios para o sono

Quem sofre com insônia, sabe o quanto ela prejudica não só a noite, mas o rendimento ao longo de todo o dia. Para quem quer combater esse problema, o pilates pode ser a solução.

Além de liberar o hormônio do prazer, que é importante para reduzir a ansiedade, os exercícios da técnica de Joseph Pilates ainda promovem uma sensação de tranquilidade – fatores essenciais para garantir uma ótima noite de sono.

Pilates: benefícios para a disposição

Preguiça, falta de motivação e cansaço são comuns no seu dia a dia? Que tal ganhar uma dose extra de disposição? O pilates pode te ajudar com isso, aumentando a sua disposição!

Ao manter o seu corpo em movimento com essa técnica, você ganha mais condicionamento físico, faz as pazes com a sua autoestima e, com isso, se sente muito melhor para encarar as tarefas do dia a dia com disposição total!

Com pouco tempo de prática você conseguirá perceber os pilates benefícios e desfrutá-los! Dê uma chance para essa modalidade! Você não vai se arrepender!

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