Nada como ter um pet em casa. Eles deixam o lar mais animado, te recebem sempre com alegria e são verdadeiros companheiros. Mas, também existem aqueles momentos desagradáveis, em que eles podem ficar doentes, comer algo estragado, brincar com algo que não deve. E quando isso acontece em plena madrugada? Nessas horas, não tem jeito: ter o contato de um veterinário 24 horas é indispensável.

Mas, afinal, por que um veterinário 24 horas é tão importante?

Um veterinário 24 hroas é importante por conta de situações de emergências que podem aocntecer com o animal.

Um veterinário 24 hroas é importante por conta de situações de emergências que podem aocntecer com o animal.

Não é por acaso que quem tem um animalzinho em casa costuma afirmar que ele é realmente um membro da família. Na verdade, é mais certo dizer que ele é uma criança, que, a qualquer segundo de desatenção, pode gerar uma enorme dor de cabeça para os “pais”.

Para evitar qualquer tipo de problema, a solução é mesmo dedicar uma atenção especial e, em alguns casos, até uma supervisão extra.

Passear na rua com o seu cãozinho, por exemplo, é algo que requer muito cuidado. Mesmo que pareça uma atividade inofensiva – e que, com certeza, o seu bichinho adore fazer – em apenas alguns segundos de distração, ele pode encontrar algo estragado para comer ou um outro cão pode aparecer e atacá-lo.

Mesmo dentro de casa, eles não estão 100% seguros. Infelizmente, existem diversos casos de animais domésticos que são atropelados dentro da garagem da própria casa ou que, enquanto estão brincando, se acidentam e acabam precisando de atendimento urgente – e nem sempre esses acidentes acontecem dentro do horário comercial.

Quem já passou por algo parecido sabe como é difícil manter a calma e ter tempo para procurar uma clínica de confiança e com boa reputação ou, ainda, pesquisar aquela mais próxima, para que seja possível prestar socorro ao animalzinho o mais rápido possível.

Por isso, o recomendado é que você se informe antes se a clínica onde você costuma levar o seu gato ou seu cachorro oferece atendimento veterinário 24 horas ou se ela tem um telefone de plantão em que você possa entrar em contato em situações de urgência.

Caso a clínica que atende o seu animalzinho não ofereça esse tipo de serviço, vale a pena você fazer essa pesquisa e ter na manga o contato e endereço de um local que poderá lhe receber a qualquer hora do dia e da noite.

Assim, se, infelizmente, um acidente acontecer, você terá uma preocupação e um problema a menos para resolver!

Dados sobre os animais de estimação no Brasil

O Brasil é um dos países que mais possuem clínicas com veterinário 24 horas.

O Brasil é um dos países que mais possuem clínicas com veterinário 24 horas.

Um levantamento realizado pela USP (Universidade de São Paulo), em 2015, revelou que o Brasil é o segundo país com o maior número de clínicas veterinárias em todo o mundo, e não é difícil de entender o motivo.

Com certeza, se você sair para dar uma voltinha rápida no seu bairro, você vai encontrar pelo menos uma pessoa passeando com o seu cãozinho (ou em alguns casos, cãezinhos, porque existem famílias com vários pets). Isso porque, o número de pessoas com animais de estimação também não para de crescer no Brasil.

Segundo os dados divulgados pelo Censo Pet, realizado pelo Instituto Pet Brasil, o número de bichinhos de estimação cresceu 7 milhões em 5 anos, no Brasil. Em 2013, o país contabilizava 132,4 milhões de animais. Já em 2018, a estimativa total era de 139,3 pets, contabilizando cães, gatos, aves, peixes, répteis e pequenos mamíferos.

Com esses números, fica possível constatar que cada vez mais pessoas e famílias estão levando bichinhos para casa, em busca de ter companhia e, principalmente, receber e dar amor incondicional – o que acaba justificando também a abertura de cada vez mais clínicas veterinárias.

Afinal, a demanda é grande e todo tutor deseja oferecer ao seu animalzinho o melhor cuidado e atendimento possível, seja para uma consulta, uma cirurgia ou apenas para um banho e uma tosa.

Toda clínica conta com um atendimento veterinário 24 horas?

O problema é que nem toda clínica possui assistência com veterinário 24 horas.

O problema é que nem toda clínica possui assistência com veterinário 24 horas.

Apesar do grande número de clínicas veterinárias disponíveis nas mais diversas regiões do Brasil, ainda são poucas que oferecem atendimento veterinário 24 horas. Justamente, por isso, como dissemos anteriormente, é tão importante se dedicar a conhecer alguma em que você confie para um momento de emergência.

E quando falamos em conhecer uma clínica veterinária estamos falando em realmente ir à fundo para saber se aquele é o melhor local para você entregar, muitas vezes, a vida do seu animalzinho de estimação.

Para fazer essa avaliação, é importante ficar atento a alguns pontos principais, como:

Reputação do local na internet e redes sociais

Hoje as redes sociais e a internet são os melhores locais para saber o que as pessoas estão dizendo sobre um estabelecimento ou serviço.
Então, use essa tecnologia a seu favor e, principalmente, a favor do seu pet. Leia alguns comentários e avaliações e não se esqueça de checar se o local é bem recomendado por outros clientes ou se possui muitas reclamações.

Essa é uma pesquisa simples, que você pode fazer sem sair de casa, e o que é mais importante: pode livrar você e o seu animalzinho de um atendimento e uma experiência ruim.

Localização

Uma clínica próxima da sua casa será sempre uma boa opção, principalmente para casos de emergências. Então, uma boa pesquisa pelos veterinários da região, pode te ajudar a economizar tempo – e gasolina!

Instalações

De forma geral, as clínicas não costumam recusar que os seus clientes façam um “tour” pelas suas instalações. Mesmo porque, para elas, geralmente, esse é um momento de mostrar o seu padrão de qualidade, comprovar que é bem equipada e tem toda a estrutura necessária para receber o seu amigão.

Já para você, essa é uma oportunidade valiosa de checar se ela realmente é tudo que aparenta ser e entender quais tipos de serviços ela está preparada para oferecer.

Perfil dos colaboradores

Você cuida dia após dia do seu animalzinho com todo o carinho e amor e, na hora que ele vai ao veterinário, é normal que você espere que ele receba um tratamento parecido.

Por isso, quando for pesquisar e visitar um estabelecimento com atendimento veterinário 24 horas, dedique uma atenção especial para conversar com alguns integrantes da equipe de funcionários. Muitas vezes, em uma simples conversa, você consegue identificar se eles são simpáticos, atenciosos e têm carinho ao interagir com o seu pet.

Tipos de serviços oferecidos por clínicas com atendimento veterinário 24 horas

Há vários tipos de serviços oferecidos por clínicas com atendimento veterinário 24 horas

Há vários tipos de serviços oferecidos por clínicas com atendimento veterinário 24 horas

Até, agora, nós já falamos diversas vezes que um veterinário 24 horas é essencial para aquelas madrugadas de aflição em que o seu pet apresenta algum problema que precisa de um acompanhamento profissional imediato.

Porém, não são só atendimentos emergências que esse tipo de clínica ou hospital oferece. Nesses estabelecimentos, você pode contar com outros tipos de serviços. Confira quais são eles:

Consultas

Seja nas clínicas com atendimento veterinário 24 horas ou naquelas que atendem somente em horário comercial, existem dois tipos de consultas: a clínica geral, que inclui avaliações preventivas, revisões e outros diagnósticos mais simples; e a especializada, que normalmente é realizada a partir do quadro clínico do pet e utiliza de alguns equipamentos específicos para a correta avaliação.

Alguns exemplos de consultas especializadas, são aquelas focadas em:

  • Oftalmologia;
  • Fisioterapia;
  • Ortopedia;
  • Nefrologia;
  • Neurologia;
  • Oncologia;
  • Dermatologia;
  • Endocrinologia.

Algumas clínicas e hospitais costumam fechar parcerias com veterinários especialistas para oferecer um atendimento mais aprofundado e especializado aos seus clientes – o que é sempre um ponto forte e uma forma de certificar-se que o seu animal de estimação estará em boas mãos.

Centro de diagnóstico

Os centros de diagnóstico atuam como um complemento para as especialidades clínicas. É por meio deles, que se torna possível realizar e analisar os exames do seu pet.

Sendo assim, se o atendimento veterinário for realizado 24 horas, os exames também poderão ser realizados a qualquer hora do dia e da noite.

Internações

As internações têm tudo a ver com os serviços emergenciais prestados pelas clínicas e hospitais com atendimento veterinário 24 horas. Por meio desse serviço, eles não fazem apenas o primeiro atendimento, mas também o controle das medicações, dosagens e até mesmo o controle nutricional dos animais internados.

Cirurgias

A cirurgia é um dos principais motivos que levam tutores de animais a procurar por um veterinário 24 horas. Afinal, existem diversos tipos de problemas de saúde que não são emergenciais e, muitas vezes, as pessoas aguardam o horário de funcionamento normal para levar o pet para um atendimento. Porém, no caso de cirurgias, não tem jeito: o socorro precisa ser feito o mais rápido possível!

Clínicas e hospitais veterinários que realizam cirurgias são muito bem equipados. Além de oferecer toda infraestrutura necessária para a realização do procedimento em si, normalmente, eles também contam com todos os equipamentos utilizados para a fase de avaliações, que é indispensável para garantir o correto diagnóstico e a segurança do seu animalzinho.

Atendimento veterinário gratuito é recomendado?

É comum encontrar ONGs e outros projetos que disponibilizam o atendimento veterinário gratuito. Porém, ainda são poucos os atendimentos com veterinário 24 horas.

É comum encontrar ONGs e outros projetos que disponibilizam o atendimento veterinário gratuito. Porém, ainda são poucos os atendimentos com veterinário 24 horas.

Felizmente, está se tornando cada vez mais comum encontrar ONGs e outros projetos que disponibilizam o atendimento veterinário gratuito. Porém, ainda são poucos que funcionam 24 horas.

De qualquer forma, na maioria das vezes, esses profissionais possuem uma condição de trabalho mais limitada, com menos equipamentos e, consequentemente, sem a estrutura para realizar certos tipos de atendimentos.

Por isso, se você tem condições de pagar e quer ter certeza que o seu animalzinho vai receber o atendimento necessário o mais rápido possível, a melhor opção é encaminhá-lo diretamente a uma clínica paga, que terá todos os equipamentos, profissionais especializados e estrutura para diagnosticar e tratar o seu amigão com agilidade.

Mesmo porque, todo animal merece receber um cuidado especial e se você tem condições de pagar, por que não deixar o veterinário gratuito disponível para cães e gatos de rua ou para tutores que não têm condições de arcar com o tratamento de seus pets em outros estabelecimentos?

Com essa atitude, você estará cuidando não apenas do bem-estar do seu animalzinho, mas oferecendo a possibilidade de outros receberem o mesmo. E é exatamente isso que todo cão, gato, ave ou qualquer outro animal merece, não é mesmo? Bem-estar, cuidado, amor e atenção!

E já que falamos em bem-estar e cuidado, vamos aproveitar para finalizar com uma dica: aproveite todas as informações que você recebeu a respeito do atendimento veterinário para certificar-se se o local que você costuma levar o seu pet é realmente de confiança.

Não se esqueça também de pesquisar por um estabelecimento que disponibilize um veterinário 24 horas. Se, em alguma situação, você realmente precisar desse tipo de atendimento, com certeza ficará aliviado por ter essa informação à mão!

Leave a Reply