O bairro cresceu onde outrora existiu a fazenda pertencente à família Jardim: Juvenal Jardim (Tenente da Marinha do Brasil) e a sua mulher, uma francesa de nascimento. Estabelecidos no final do século passado, o casal residia no prédio onde mais tarde se instalaria o Colégio Monsenhor Uchôa. A fazenda produzia para consumo próprio e o pequeno excedente era comercializado nas imediações. Uma pequena fração foi doada para a construção da Igreja de São João Batista, que transformou-se no núcleo original de povoamento do bairro.

O antigo caminho usado para escoamento dos excedentes agrícolas, que saindo da fazenda descia em direção à rua Dr. March, transformou-se na principal via de acesso ao bairro, urbanizada e pavimentada por interferência direta do Comando do antigo 3º Regimento de Infantaria, atual 3º BI (Batalhão de Infantaria) . A unidade militar sempre usou o Morro do Castro – situado entre o Fonseca e o Baldeador, e alcançado através de Tenente Jardim – como área de exercícios. Da ocupação radial desta via surgiu, efetivamente, o traçado urbano do bairro, que foi sendo ocupado lentamente. Esta ocupação atingiu o seu apogeu por volta de 1950, quando veio a se consolidar o desmembramento da fazenda.

Aos moradores fixados há tempos, progressivamente juntam-se os seus descendentes e os poucos terrenos disponíveis não são suficientes para atender a demanda. Vale lembrar, que do ponto de vista geográfico, o bairro está localizado em um vale, o que também serve para reduzir a oferta de terrenos para a construção.

CARACTERÍSTICAS ATUAIS E TENDÊNCIAS:

Em relação ao padrão construtivo, notam-se duas categorias distintas: a parte baixa do bairro é ocupada por residências antigas de alvenaria e a medida que nos encaminhamos para a parte mais elevada, o padrão das residências decresce. Embora continuem a existir construções de alvenaria, observa-se a presença de auto-construções, com espacialização mais desordenada.

O comércio do bairro não tem muitas opções, destacando-se os mini-mercados, quitandas e bares que se localizam principalmente na rua Tenente Jardim, via principal do bairro. Os demais setores da economia são representados por uma transportadora e uma serralheria, entre outros.

Observa-se que existe pavimentação não só na via principal como também em algumas transversais localizadas na parte baixa do bairro. A rede coletora de esgotos é precária, sendo estes lançados na rede de águas pluviais, em sua maior parte.

Quanto ao aspecto educacional, o bairro possui uma escola localizada em seus limites: a E.M. Tiradentes, e é atendido também pelas localizações no Morro do Castro ou no vizinho município de São Gonçalo – separado de Tenente Jardim por apenas uma rua. As localizadas no Morro do Castro são a E.M. João Brasil e a E.M. Governador Roberto Silveira. Também o posto de saúde que serve à comunidade está localizado no Morro do Castro, que, como já foi dito anteriormente, distribui-se entre os bairros do Fonseca e do Baldeador.

O abastecimento de água é feito pela rede geral, na parte baixa e a coleta de lixo é feita parcialmente no bairro.

O rio Bomba, marco divisório entre Niterói e São Gonçalo, hoje em dia não passa de um valão degradado e sujo.

Como atividade sócio-cultural e religiosa destaca-se a festa do Dia da Criança, com desfile escolar pelo bairro seguido de lanche comunitário e a festa do padroeiro São João, com procissão e missa festiva.
Como característica urbana marcante e reveladora de tendência observa-se, pela vizinhança do Tenente jardim com o município de São Gonçalo, uma complementaridade das atividades desenvolvidas nesses locais, muitas vezes desconsiderando-se os limites administrativos e institucionais, peculiar de áreas metropolitanas.

2 responses to “Tenente Jardim”

  1. sou sobrinho neto da Madame Celina Jardim, meu pai Noel Louis Elie Sevenier, falecido era sobrinho direto, ainda mora em Tenente Jardim, tenho orgulho. Por ser um lugar entre Niterói e São Gonçalo, fica muito ruim, pois a prefeitura de São Gonçalo, somente faz a coleta de lixo, neste bairro tenho a certeza de que o Prefeito de São GONÇALO nunca passou. capim entre o asfalto e as calçadas, tudo do lado de São Gonçalo, Niterói já o prefeito dá toda a assistência é varida a rua diariamente, O meu escritório de advocacia é no bairro de Tenente Jardim há mais de trinta anos, onde atendo a pessoas de vários lugares.
    atenciosamente coloco-me a disposição no que for possivel.

    Reply

Leave a Reply