Do ponto de vista da localização, o bairro do Cantagalo possui uma posição geográfica de transição entre o interior maciço costeiro e a baixada litorânea.

A sua base territorial é marcada pela presença de morros, que se alternam no espaço com vales aplainados pelo processo de erosão. A ocupação se deu de forma predominantemente espontânea, principalmente nas ladeiras com graus de declividades variados.

Atualmente a ocupação desordenada e de arruamento irregular, já atinge até o alto do morro de igual denominação.

Devido às diversidades no modelado do terreno, o padrão de ocupação não é homogêneo. Mas há pelo menos cinco áreas com certa identidade individualizada: Sítio do Pau Ferro I, Sítio do Pau Ferro II, Monan Pequeno, Monan Grande e Jardim Boa Esperança.

Os primeiros assentamentos ocorreram nas décadas de 50 e 60. Atraídos pela expansão do emprego na construção civil, no Centro e Zona Sul de Niterói, chegaram os nordestinos. Atualmente pode-se avaliar que aproximadamente 80% da população tenham esta descendência, sendo que além de trabalharem na construção civil, há também muitos que se dedicam à prestação de serviços: faxineiros, zeladores, lavadeiras, jardineiros e empregados domésticos, além de outros que estão no setor informal. Os locais de trabalho são diversos, mas uma boa parte trabalha ou na Região Oceânica ou na Região de Pendotiba, para onde alguns se deslocam comumente de bicicleta.

CARACTERÍSTICAS ATUAIS E TENDÊNCIAS:

O bairro apresenta problemas como o da falta d’água e a precariedade do funcionamento dos transportes coletivos. Apenas a linha 37-A atende exclusivamente ao local. Esses dois problemas e a ameaça de despejo de algumas famílias de posseiros fizeram surgir a Associação dos Moradores e Amigos do Cantagalo, criada em 1980 e registrada em 1983 na FAMNIT.

O comércio local é pequeno e pouco diversificado, notando-se a forte presença de “biroscas”, fazendo com que a população de Cantagalo se desloque para o Largo da Batalha ou Piratininga em busca de comércio mais expressivo. Esse deslocamento acontece também com a população estudantil, pois as escolas situadas no bairro só oferecem o primeiro segmento do 1º grau, ou seja, até a 4ª série.

Quanto aos equipamentos públicos de saúde, o bairro conta com o módulo do Médico de Família e uma Unidade Municipal de Saúde. Está presente no bairro o Cemitério Parque da Colina.

As franjas externas do bairro, sobretudo na porção voltada para a Região Oceânica, apresentam outras características, como a evidência de ocupação por moradias da classe média. Do ponto de vista das tendências, suas áreas disponíveis apontam para uma ocupação de caráter residencial.

One response to “Cantagalo”

Leave a Reply