Ititioca limita-se com os vizinhos bairros do Caramujo, Sapê, Largo ha, Viradouro, Santa Rosa, Cubango e Viçoso Jardim.

Apresenta-se com relevo bastante acidentado, o que motivou a existência de muitas curvas fechadas e descidas ou subidas na única via pavimentada que corta o bairro. As ruas secundárias, de traçado também irregular, muitas delas sem saída, configuram uma ocupação mais espontânea do que planejada. Salvo raros trechos, o conjunto do bairro possui fisionomia de urbanização periférica com frequente ocorrência de auto-construção.

Até meados do século, não havia vias de circulação no bairro. Consequentemente, o crescimento demográfico era pequeno.

Consta que nos anos 50, pela partilha de três sítios existentes no local, teria se originado este bairro, cuja denominação se deveria à pré-existência de uma oca indígena, cujos vestígios teriam existido até aquela década.

Iniciado o processo de partilha, sucedido pela fase dos loteamentos de periferia, o bairro começou a receber fluxos significativos de novos moradores, principalmente de nordestinos, a exemplo do que ocorreu também em outras áreas da região.

Em decorrência de sua topografia e do seu processo de ocupação, o bairro não tem homogeneidade interna. Ao contrário, a diversidade estabelecida permite identificar pelo menos as seguintes localidades: Ititioca, Poço Largo, Capim Melado, Atalaia, Morro do Bumba, Morro da Vitória e parte do Morro do Céu.

Mesmo dentro desses sub-bairros ainda existem trechos que recebem denominações locais como por exemplo, o Morro do Vai-Quem-Quer, que se confunde com o Morro da Vitória.

Todas estas localidades foram ocupadas, predominantemente, por segmentos de baixa renda, o que torna Ititioca um dos bairros mais pobres de Niterói.

Do ponto de vista dos equipamentos sociais, destaca-se um Posto de Saúde da Prefeitura, um orfanato e um Centro Social ligados à Arquidiocese de Niterói e apoiados por ONG’s alemãs. Dentre estes órgãos, o Posto de Saúde desempenhou importante papel potencializador na organização social da comunidade. A partir da prática de reflexões sobre o cotidiano numa espécie de “sala de espera”, surgiu a Associação de Moradores de Ititioca, uma das pioneiras em todo o Município.

CARACTERÍSTICAS ATUAIS E TENDÊNCIAS:

O comércio de Ititioca é incipiente, caracterizando-se por possuir apenas algumas mercearias e “biroscas”, sobretudo na área próxima ao ponto final da linha 44. Ao longo das estradas que cortam o bairro existem algumas oficinas mecânicas e borracheiros. Em geral a população utiliza o comércio do Largo da Batalha e do Centro.

A questão do transporte ainda hoje é problemática em Ititioca, assim como em quase toda a Região de Pendotiba. Embora há algum tempo atrás três empresas operavam no local, hoje apenas uma presta este serviço, não atendendo à totalidade do bairro.

Na parte da educação destaca-se o fato de existir apenas a Escola Estadual Vila Costa Monteiro, que atende da 1ª à 4ª série do 1º grau e que, atualmente, atua de forma deficiente por falta de professores, não correspondendo à demanda do bairro. Uma escola particular, do maternal à 4ª série, também funciona no local. Há também uma creche coordenada pelas Irmãs Missionárias do Coração de Maria, que atende a cerca de 100 crianças, filhos de mães trabalhadoras.

Em relação aos demais equipamentos públicos, existe um posto de saúde que atende, além de Ititioca, uma população proveniente dos bairros de Viçoso Jardim, Largo da Batalha e Caramujo. Atualmente esta unidade de saúde atende 8.233 moradores cadastrados, sendo 75% provenientes de Ititioca.

Nos anos recentes, em função da expansão da cidade em direção à Pendotiba e à Região Oceânica, e também em decorrência da pavimentação da estrada que liga o Largo da Batalha ao Cubango, Ititioca vem experimentando uma elevação no preço das terras ao longo desta rodovia, com expulsão dos mais pobres e a sua substituição por moradores de nível de renda mais elevado.
As perspectivas de crescimento não são muito grandes, principalmente porque o bairro não apresenta atrativos maiores para a classe média. Os condomínios fechados ainda não se difundiram em Ititioca.

One response to “Ititioca”

  1. Moro na cominidade do capim melado,e gostaria de saber se a previsão para o termino das obras de pavimentaçaõ no nosso bairro.

    Reply

Leave a Reply